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Valuation: como calcular o valor da sua empresa

Publicado em: 03/09/2022 Autor/fonte: Impacto Assessoria Contábil e Tributária
Valuation: como calcular o valor da sua empresa

Quando chega o tão esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidoras e investidores, a principal dúvida que surge é: “Afinal, quanto vale minha empresa?”.

A primeira coisa que você deve entender sobre o valor de uma empresa é que valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de cada investidor. Isso significa que não há exatidão no valor de uma empresa, pois essas percepções de cada investidor, e suas premissas de avaliação, podem ser diferentes, dependendo de com quem estamos falando.

Analisar financeiramente uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma perspectiva estratégica e atributos técnicos. Mas os resultados podem ser variáveis, já que as premissas de avaliação podem ser diferentes.

Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando se o valor que acionistas, administradoras e administradores enxergam, considerando seus riscos e oportunidades, é o mesmo valor percebido pelo mercado. Afinal, quem comprar uma empresa é quem de fato dita quanto vale.

 

O que é valuation?

Valuation ou avaliação de uma empresa é o processo de estimar o seu valor de uma forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões de quem lidera a empresa.

Se você tem uma empresa que está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor por causa da falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado.

 

Por que a avaliação de uma empresa é importante?

Compreender o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, você pode mitigar essas deficiências ao longo do tempo.

Outra vantagem é que, sabendo o montante a ser investido e o valor da sua empresa, você consegue negociar a participação societária de quem investirá de forma mais justa.

Entender o valor de uma empresa, historicamente, permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

 

Como fazer a avaliação de uma empresa?

O valuation de uma empresa pode ser feito de três formas:

– Pela Renda (Fluxo de Caixa Descontado)

– Pelo Mercado (Múltiplos ou Cotação)

– Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil).

 

A avaliação de uma empresa pela renda

A avaliação da empresa pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros – esse é o método mais utilizado atualmente por investidores, e possui 4 grandes etapas:

Definir as premissas da avaliação. Ex: taxas de crescimento, investimentos, custos principais. Etc.

Estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) para os próximos períodos;

Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança;

Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.

Atenção, no valuation de uma empresa pelo fluxo de caixa descontado, investidoras e investidores consideram taxas de desconto altas para defender seu portfólio contra incertezas típicas de startups. Porque:

Investir em startups é bastante arriscado devido ao alto nível de incerteza e mortalidade;

Investidoras e investidores procuram investir apenas em startups que tenham alto potencial de retorno para que as “sobreviventes” mais que compensem as perdas das que não tiveram sucesso;

Assim, investidoras e investidores consideram taxas de desconto artificialmente elevadas para se assegurar de que cada startup investida tenha potencial de compensar a perda decorrente de outros investimentos do portfólio.

Portanto, ao calcular o valuation de sua empresa e apresentá-la a uma investidora ou investidor, você deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões de premissas. Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar, dependendo da percepção de cada investidora ou o investidor.

 

A avaliação de uma empresa pelo mercado: cotação a mercado ou múltiplos

Todas as empresas de capital aberto tem valor conhecido: a soma de valor das suas ações.

Já em qualquer empresa, seja de capital aberto ou fechado, podemos comparar seu valor versus parâmetros objetivos tais como: lucro, lucro operacional, EBITDA, etc.

O quociente entre o valor da empresa e o parâmetro escolhido é conhecido como “múltiplo”.

A lógica do cálculo do valor de uma empresa por múltiplos, é que se no passado a venda de uma empresa foi efetivada por um múltiplo de “X”, uma outra empresa do mesmo segmento, com taxas de crescimento comparável poderia, em tese, ser vendida por um múltiplo similar, sempre e quando as condições de mercado não tenham mudado substancialmente, e não existam particularidades tais como sinergias específicas entre o investidor e a empresa adquirida.

 

Avaliação de uma empresa pelos ativos: valor de liquidação ou valor contábil

Existe ainda um terceiro enfoque de avaliação, que se aplica apenas a empresas em dificuldade. A ideia é que nas empresas em dificuldade, seu valor calculado pelos dois enfoques anteriores é inferior ao seu patrimônio contábil ou ao seu valor de liquidação e, portanto, esse deverá ser o valor considerado nesses casos.

Você precisa fazer a avaliação de sua empresa? Consulte a Impacto!

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