A empresa, seja de grande porte, médio ou microempresa, deve emitir nota fiscal a cada atividade de venda, entrega e disposição de serviços e produtos no mercado junto ao seu cliente.
Por lei, as notas devem ser armazenadas pelo prazo médio de cinco anos para serem analisadas em caso de avaliações administrativas, fiscalização e comprovação em processos judiciais.
A consulta poderá ser útil nesses casos, além das atividades de administração e gestão da própria empresa.
Qual a importância da NF-e?
A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é um documento eletrônico criado para substituir as notas fiscais de talão. O documento não tem obrigação de impressão e seu armazenamento é todo em ambiente digital, no formato XML.
Se caso for necessário, para apresentação ao cliente, é possível a impressão da DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.
A NF-e trouxe além de praticidade e automatização para o processo de emissão de notas, a segurança de dados compartilhados. Segurança esta garantida, pela transmissão imediata de dados para a Receita Federal e assinatura eletrônica da nota realizada pelo Certificado Digital.
A NFe garante segurança, praticidade, economia e agilidade na emissão, contudo ela pode trazer algumas complicações para o contribuinte. Por se tratar de um documento eletrônico, muitas vezes os empresários acabam não conseguindo acompanhar a rotina de emissão para o seu CNPJ.
Como identificar uma nota fiscal
Assim que qualquer nota fiscal for recebida por sua empresa, é importante analisar se o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) enviado realmente corresponde ao que foi adquirido ou contratado.
Desse modo, verifique o nome do emitente, o seu CNPJ, inscrição estadual, descrição dos produtos ou serviços, as quantidades e os valores envolvidos. Confira se tudo está certo.
Outra forma de checar, bastante segura, é verificar a validade da chave de acesso da nota fiscal, normalmente localizada no canto superior direito da nota, no site oficial da Secretaria da Fazenda identificando. A nota homologada pela receita em seu status aparece como “Autorizada”.
Consultar Nota fiscal emitida para meu CNPJ no SEFAZ
Veja o passo a passo a seguir:
O primeiro passo é acessar o Portal Nacional da SEFAZ;
Depois, digite a chave de acesso no campo correspondente;
Confirme o captcha selecionando a opção “não sou um robô”;
Por fim, insira o seu certificado digital A1 ou A3.
O Portal Nacional da SEFAZ é uma escolha simples para consultar as notas fiscais eletrônicas emitidas para seu CNPJ.