Carregando

Dicas de como reduzir custos em sua empresa

Publicado em: 26/11/2022 Autor/fonte: Impacto Assessoria Contábil e Tributária
Dicas de como reduzir custos em sua empresa

A redução de custos nas empresas é um desafio enfrentado por toda organização, em qualquer época. Afinal de contas, é justamente a diminuição dos gastos que abre caminho para melhorar a lucratividade do negócio como um todo. E, na prática, isso traz vários benefícios diretos e indiretos.

Em meio à competitividade do mercado, que se torna cada vez mais acirrada, o segredo está em não comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

A área financeira é quem deve estabelecer as diretrizes de gastos, com foco em diminuir as despesas de cada departamento, preservando os custos essenciais. Para isso, é fundamental mapear com precisão os gastos de setor por setor, uma tarefa que está longe de ser simples.

Abaixo, daremos 7 dicas de como reduzir os custos em sua empresa. Acompanhe!

 

1 – Planejamento tributário

O primeiro passo para reduzir custos com impostos é realizar um planejamento tributário. Para isso, você precisará levar em conta os seguintes aspectos:

. receita bruta ou faturamento do empreendimento;

. despesas operacionais e trabalhistas;

. margem de lucro;

. histórico de impostos da empresa.

. Escolher qual regime de tributação é muito importante. São três tipos: Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Procure a ajuda de um profissional de contabilidade para te orientar.

 

2 – Capacitação da equipe de trabalho

Colaboradores treinados e capacitados passam a reconhecer com clareza e sabedoria soluções que podem entregar eficiência. Assim, melhoram resultados e economizam com gastos desnecessários que poderiam prejudicar o avanço da empresa. Investir em cursos de capacitação, para profissionais de diferentes áreas, pode proporcionar resultados expressivos.

 

3 – Organização nos pagamentos

Uma empresa desorganizada atrasa pagamentos. Essa prática impede a ação de reduzir custos, pois multas e acréscimos se acumulam a todo momento.

Além disso, esse descuido pode ser considerado como sonegação fiscal. E então, sua empresa pode ser processada junto à Vara da Fazenda Pública.

Em caso de dívidas, o Governo ainda tem um programa chamado REFIS. Ele se destina a regularizar débitos por meio de parcelamentos. Portanto, pague os impostos determinados pelo seu planejamento tributário em dia e fuja de dores de cabeça desnecessárias.

 

4 – Incentivos fiscais

O empreendedor também pode aproveitar incentivos fiscais para reduzir custos e beneficiar a empresa. Eles têm como objetivo trazer mais desenvolvimento para determinada região, e se o seu setor fizer parte das autarquias de diminuição de impostos, é bom não deixar passar.

Todavia, para conseguir o desconto nos valores é preciso atuar de forma a contribuir com a responsabilidade social. Ou então, ter algum programa que contribua diretamente com o crescimento da localidade.

Além de ser bom para o caixa da empresa, é bom também para a marca, que ganha destaque perante a concorrência e a admiração dos clientes.

 

5 – Redução de custos com recuperações tributárias

A recuperação tributária consiste em recuperar contribuições e taxas que são pagas indevidamente ao Governo. Pode ser que a sua empresa tenha feito algo do tipo, quando ainda não contava com uma empresa de contabilidade para auxiliar.

Sendo assim, é importante fazer o levantamento de todos os tributos pagos até o presente momento e conferir se existe alguma irregularidade do tipo. Se for preciso, chame um contador para fazer a avaliação e a correção monetária, para que sua empresa entre com um procedimento administrativo e tenha o valor de volta.

 

6 – Feche parcerias com fornecedores

Contar com fornecedores de confiança é sempre uma excelente vantagem competitiva para qualquer empresa. Pensando nisso, busque criar relacionamentos duradouros.

Só tenha em mente que as negociações devem estabelecer uma relação de ganho em mão dupla para formar uma parceria sólida e de longo prazo.

Nessa linha, negociando preços e condições comerciais, você pode adquirir mais produtos para conseguir um desconto maior, prazos de pagamento mais folgados ou taxas de juros menores.

 

7 – Controle o estoque

O controle de estoque eficiente é uma das mais importantes estratégias de redução de custos nas empresas.

Afinal, matérias-primas e mercadorias de baixa rotatividade estão imobilizadas e diminuem o capital de giro do negócio

Para não ter que lidar com dor de cabeça, invista em um processo efetivo de controle de estoque, definindo datas e formas precisas de calcular quanto precisa ser comprado de cada item.

Medidas simples, como colocar novos produtos no fundo das prateleiras, dando vazão aos de vencimento mais próximo primeiro, já são capazes de evitar perdas e reduzir custos.

Para asuntos tributários, consulte a Impacto!

NOME DA TAG
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Fevereiro / 2023 - 1 post
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Dezembro / 2022 - 1 post
  • Novembro / 2022 - 3 posts
  • Outubro / 2022 - 3 posts
  • Setembro / 2022 - 2 posts
  • Agosto / 2022 - 5 posts
  • Julho / 2022 - 4 posts
  • Junho / 2022 - 3 posts
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Abril / 2022 - 4 posts
  • Março / 2022 - 3 posts
  • Fevereiro / 2022 - 2 posts
  • Janeiro / 2022 - 2 posts

Unidade Jundiaí

Rua São Lázaro, 115
Jardim Morumbi, Jundiaí-SP
CEP: 13.201-110

Tel: (11) 4583-4343
Whatsapp: (11) 94244-3703

jundiai@iact.com.br

Unidade Rio de Janeiro

Av. Ayrton Senna, nº3000 - Bl. Grumari
Sala 4026 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 22.775-904

Tel: (21) 3512-0068
Whatsapp: (11) 94244-3703

riodejaneiro@iact.com.br

Unidade Curitiba

Tel: (41) 3012-0068

curitiba@iact.com.br

Unidade Brasília

Tel: (61) 3246-7199

df@iact.com.br

Unidade Itatiba

Tel: (11) 4524-2124
Whatsapp: (11) 94244-3703

itatiba@iact.com.br